Histórico

O Colégio Imaculada Virgem Maria, sediado à Rua Cândido de Abreu, 1895, na cidade de Prudentópolis – PR, fundado em 11 de abril de 1911, inscrito no CGC sob nº 80.637.838/0064-03, pertencente e é mantido pela Associação Imaculada Virgem Maria, um estabelecimento de ensino que tem por finalidade principal ministrar educação formal e informal, de acordo com as leis vigentes, sob a inspiração dos valores e dos princípios cristãos.

Em 1896, Prudentópolis era campo aberto na ansiosa espera de alguém que lançasse nele a semente da mensagem de Cristo, da cultura, da civilização.

Naquele tempo livre progressista, a sede da congregação na Ucrânia colocou 7 Irmãs Servas de Maria Imaculada a disposição da educação no Brasil pois obteve informações da necessidade de evangelizar, educar e instruir as novas gerações dos imigrantes.

Das primeiras sete Irmãs religiosas que vieram para o Brasil, Irmã Valdomira Penhonjek (superiora), Irmã Anatólia Bodnar, Irmã Sofia Ramach e Irmã Eumélia Klapouchuk foram designadas para abrir uma casa em Prudentópolis e as outras três iriam para Iracema. Todas elas chegaram ao porto de Santos, no Estado de São Paulo, em 05 de abril de 1911. De Santos, as Irmãs tomaram um trem para Ponta Grossa, onde as que iam com destino a Prudentópolis se separaram das três Irmãs que se dirigiram para Iracema – SC. As quatro Irmãs chegaram em Prudentópolis no dia 11 de abril de 1911.

As Irmãs se apressaram a abrir uma escola, visto que uma das maiores preocupações do povo era a educação de suas crianças, e já no primeiro ano de funcionamento a escola das Irmãs em Prudentópolis acolheu 150 crianças. As Irmãs adaptavam o ensino às necessidades dos alunos e as meninas maiores tinham a oportunidade de aprender corte e costura, bordado, música, língua alemã e língua francesa.

Com seus 100 anos de existência, o Colégio Imaculada Virgem Maria orgulha-se de milhares de seus ex-alunos, que espalhados pelo Brasil afora, buscam a construção de um mundo melhor.

"Glória a Deus, Louvor à Virgem Maria Imaculada, a nós, a Paz", eis o programa de vida da Irmã Serva de Maria Imaculada, consagrada na Congregação das Irmãs Servas de Maria Imaculada. Espírito próprio da Congregação é aquela força invisível que aglutina os membros entre si, apesar das suas diferenças. É sua maneira de estar junto e dar uma resposta exata ao dom - carisma recebido. Na formação da personalidade promove a educação integral, abrangente e harmônica do educando.

Colégio Imaculada Virgem Maria