Em 1896, o município de Prudentópolis era campo aberto na ansiosa espera de alguém que lançasse nele a semente da mensagem de Cristo, da cultura e da civilização.
A missão das Irmãs Servas de Maria Imaculada iniciou-se no Brasil em 11 de abril de 1911 com a vinda de sete religiosas ucranianas que aqui chegaram com uma importante missão: servir aos imigrantes ucranianos em suas principais necessidades. Um dos desejos mais iminentes dos habitantes de Prudentópolis era a educação de suas crianças.
Linha do Tempo

Fundação
Em 1911, quatro Irmãs Servas de Maria Imaculada chegaram a Prudentópolis, Paraná, para iniciar a missão de atender às necessidades da comunidade local, especialmente na educação dos filhos dos imigrantes. Elas chegaram ao Brasil em 5 de abril e, após separação em Ponta Grossa, chegaram a Prudentópolis no dia 11. As irmãs abriram rapidamente uma escola, atendendo à grande demanda de educação na região, e no primeiro ano, acolheram 150 crianças.
A escola foi inicialmente chamada de Instituto dos Santos Anjos, com regime de internato, e as aulas eram ministradas em capelas e no salão teatral da comunidade. As Irmãs ensinaram não só as matérias do currículo regular, mas também cultura religiosa e ucraniana, alemão, francês, corte e costura, bordado e música. Embora a maioria dos alunos fosse de origem ucraniana, a escola também recebeu crianças de outras nacionalidades, como italianos, sírios, alemães e brasileiros.

Construção do Ginásio
Em 1949, sob os auspícios da Rev.ma Madre Zenóbia Elisabeth Kmita, foi criado o Ginásio Municipal que, em 1950, deslocou-se para o Grupo Escolar Barão de Capanema. Em seguida, foi instituído o Ginásio Imaculada Virgem Maria. Em 1955, iniciou-se o Curso Normal Regional, preparando professoras ao ensino primário, depois denominado Escola Normal de Grau Ginasial Dom Bosco

Escola Normal Colegial
De 1959 a 1979 funcionou a Escola Normal Colegial. A partir de 1963 a instituição passou a ser denominada Escola Profissional, oferecendo cursos de corte e costura, bordado, arte culinária, datilografia, música e outros, tendo como pioneira a professora Ir. Sabina Martha Koczagin, a qual através de sua sabedoria e carisma, ensinava com extrema dedicação e entusiasmo.

Colégio Imaculada Virgem Maria
A instituição passou a se chamar Colégio Imaculada Virgem Maria e ofereceu os ensinos de 1º e 2º graus. Em 1999, a escola conquistou a autorização para oferecer o Ensino Médio, o que gerou grande expectativa na comunidade de Prudentópolis, revolucionando a educação local. Atualmente, a instituição oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, continuando a se adaptar às mudanças da sociedade e se renovando ao longo dos anos.
Com 114 anos de história, o Colégio Imaculada Virgem Maria se destaca na região pela educação integral que oferece, buscando sempre o desenvolvimento harmônico e abrangente de seus alunos, e permanece como um importante pilar educacional em Prudentópolis.

Imaculada Rede de Educação
Em 2016, a Associação Imaculada Virgem Maria criou a Imaculada Rede de Educação, que oferece suporte completo às 13 escolas sob sua administração, abrangendo áreas como gestão financeira, pedagógica, marketing, entre outras. Além das escolas, a Associação mantém dois hospitais e 35 casas de missão, onde as Irmãs se dedicam à evangelização e ao trabalho em postos de saúde e escolas públicas. A Imaculada Rede de Educação se baseia nos princípios da Igreja Católica e no ideal de sua cofundadora, Ir. Josafata, de “servir onde houver maior necessidade”, sendo reconhecida por sua excelência na educação de crianças, adolescentes e jovens.
O Colégio Imaculada Virgem Maria atende uma comunidade de classe média e visa garantir a qualidade de vida de seus estudantes, preparando-os para as transformações sociais, culturais e tecnológicas, sempre com base em valores humanistas. Seu lema pedagógico, “educar para a comunidade”, enfatiza a integração do ser humano com Deus, com os outros e com a natureza, buscando formar cidadãos conscientes e solidários. O colégio se dedica a oferecer um ensino de alta qualidade, criando um ambiente positivo e acolhedor onde os alunos podem alcançar o sucesso.