nossa história

Em 1896, o município de Prudentópolis era campo aberto na ansiosa espera de alguém que lançasse nele a semente da mensagem de Cristo, da cultura e da civilização.

A missão das Irmãs Servas de Maria Imaculada iniciou-se no Brasil em 11 de abril de 1911 com a vinda de sete religiosas ucranianas que aqui chegaram com uma importante missão: servir aos imigrantes ucranianos em suas prementes necessidades. Um dos desejos mais iminentes dos habitantes de Prudentópolis era a educação dos (as) seus (suas) filhos (as).

Fundação

Das primeiras sete Irmãs religiosas que vieram para o Brasil, Irmã Valdomira Penhonjek (superiora), Irmã Anatólia Bodnar, Irmã Sofia Ramach e Irmã Eumélia Klapouchuk foram designadas para abrir uma casa em Prudentópolis e as outras três iriam para Iracema, Itaiópolis - SC. Todas elas chegaram ao porto de Santos, no Estado de São Paulo, em 05 de abril de 1911. De Santos, as Irmãs tomaram um trem para Ponta Grossa, aonde as que iam com destino a Prudentópolis se separaram das três Irmãs que se dirigiram para Iracema, Itaiópolis - SC. As quatro Irmãs chegaram a Prudentópolis no dia 11 de abril de 1911.

As Irmãs se apressaram a abrir uma escola, visto que uma das maiores preocupações do povo era a instrução de suas crianças, e já no primeiro ano de funcionamento a escola das Irmãs em Prudentópolis acolheu 150 crianças.

Irmã Valdomira Penhonjek assumiu o trabalho de educadora dos filhos dos imigrantes numa pequena sala que deu origem ao atual Colégio Imaculada Virgem Maria. As Irmãs ensinavam disciplinas do currículo regular, cultura religiosa e ucraniana, alemão francês, corte e costura, bordado e música.

Inicialmente o educandário chamou-se Instituto dos Santos Anjos, mantendo apenas o regime de internato. As aulas eram ministradas também em capelas e no salão teatral da comunidade. A maioria dos estudantes era descendente de ucranianos, mas também eram acolhidas crianças de origem italiana, síria, alemã e brasileira.

Construção do Ginásio

Em 1949, sob os auspícios da Rvda. Madre Zenóbia Elisabeth Kmita, foi criado o Ginásio Municipal que, em 1950, deslocou-se para o Grupo Escolar Barão de Capanema. Em seguida, foi instituído o Ginásio Imaculada Virgem Maria. Em 1955, iniciou-se o Curso Normal Regional, preparando professoras ao ensino primário, depois denominado Escola Normal de Grau Ginasial Dom Bosco.

Escola Normal Colegial

De 1959 a 1979 funcionou a Escola Normal Colegial. A partir de 1963 a instituição passou a ser denominada Escola Profissional, oferecendo cursos de corte e costura, bordado, arte culinária, datilografia, música e outros, tendo como pioneira a professora Ir. Sabina Martha Koczagin, a qual através de sua sabedoria e carisma, ensinava com extrema dedicação e entusiasmo.

Colégio Imaculada Virgem Maria

A partir de 1972, a Instituição de Ensino passou a ser denominada como Colégio Imaculada Virgem Maria, a qual ofertava os ensinos de 1º e 2º graus. No ano de 1999, o colégio recebeu a autorização de funcionamento do Ensino Médio, o que provocou uma revolução na comunidade prudentopolitana, proporcionando uma grande expectativa para a educação do município.

Atualmente, a Instituição de Ensino oferece à comunidade as seguintes modalidades de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

O Colégio Imaculada Virgem Maria sobrevive aos seus 107 anos, pois procurou adaptar-se à sociedade e à constante evolução, renovando-se e atualizando-se dentro da própria possibilidade. Na formação da personalidade, promoveu a educação integral, abrangente e harmônica das primeiras educandas, tornando-se destaque em Prudentópolis.

Imaculada Rede de Educação

Em 2016, a Associação Imaculada Virgem Maria, mantenedora do Colégio, criou a Imaculada Rede de Educação, a qual fornece todo suporte de gestão administrativa, financeira, jurídica, pedagógica, pastoral, marketing, RH e Assistência Social para as 13 instituições escolares a ela pertencentes.

A Associação Imaculada Virgem Maria é mantenedora de 13 Escolas particulares, dois Hospitais e 35 casas de missão, onde as Irmãs se dedicam ao Apostolado de Evangelização como também trabalham em postos de saúde e escolas públicas estaduais e municipais.

A Imaculada Rede de Educação tem como objetivo, cumprir a missão de “educar para a comunidade”, tendo como referência os ensinamentos da Igreja católica, bem como os princípios deixados pela cofundadora Ir. Josafata, através de seu ideal de vida que era “servir onde houver maior necessidade”. A Imaculada Rede de Educação continua sendo reconhecida como referência em educação para crianças, adolescentes e jovens nos lugares onde está presente. Destaca-se no acolhimento e na formação de seus colaboradores, bem como, às Famílias dos seus estudantes.

O Colégio Imaculada Virgem Maria presta serviço a um público de nível social médio, sem perder de vista o objetivo de assegurar a qualidade de vida de seus educandos. O estudante é orientado para acompanhar as constantes transformações tecnológicas, sociais, políticas, econômicas e culturais, sempre preservando os valores humanistas sobre os quais se fundamenta a sociedade brasileira.

O lema da prática pedagógica do Colégio Imaculada está pautado no seguinte propósito: “educar para a comunidade”, com o coração aberto para a vida, a justiça e a fraternidade, integrando o ser humano na sociedade em que vive numa tríplice dimensão: com Deus, com os homens e com a natureza, interferindo na história da humanidade e na sua própria história. A missão do colégio se traduz na “Educação do Coração”.

O Colégio Imaculada Virgem Maria busca fornecer um ensino de alta qualidade para permitir que os estudantes tenham conhecimento suficiente em todas as disciplinas curriculares e estabelecer uma atmosfera amigável e positiva na qual todos (as) possam alcançar sucesso.

Damos valor à sua privacidade

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.